top of page

Nos dias que correm, a Operadora da Rede Elétrica está responsável por toda a operação da rede elétrica Portuguesa. Dadas as mudanças de paradigma que se têm verificado nos últimos tempos, atualmente a Operadora da Rede Elétrica delega a construção, reparação e manutenção de redes de distribuição em empresas por si contratadas em concurso público. É sobre estas empresas, denominadas por Prestadores de Serviços Externos, que é focada toda a atenção desta dissertação.

 

Mediante o caderno de encargos da EDP Distribuição, caderno esse onde estão estabelecidos todos as regras e princípios definidos durante o concurso público, foi desenvolvido nesta dissertação um Procedimento Operacional Padrão. O principal objetivo deste procedimento é fornecer, aos Prestadores de Serviços Externos, uma ferramenta capaz de ser adaptada a qualquer tipo de obra de Alta Tensão, Média Tensão e Baixa Tensão. Essa ferramenta tem a possibilidade de fornecer uma visão global sobre toda a hierarquia de trabalhos, necessários à execução das diversas obras, bem como uma ideia geral dos tempos e custos estimados para as mesmas.

 

O Procedimento Operacional Padrão desenvolvido, permite efetuar uma definição detalhada sobre os recursos humanos, recursos mecânicos e ferramentas necessárias à execução dos trabalhos. É considerado como recursos humanos, as diferentes categorias de trabalhadores necessários à execução dos trabalhos. Já no que concerne aos recursos mecânicos, estes envolvem toda a maquinaria pesada, equipamentos, veículos ligeiros e veículos pesados.

 

Neste trabalho, é apresentado num caso de estudo, a aplicação do Procedimento Operacional Padrão desenvolvido. Esse caso de estudo é subdividido em três casos, por forma a serem estudados a aplicação do procedimento sobre projetos de Rede Aérea de Baixa Tensão, Rede Subterrânea de Baixa Tensão e Iluminação Pública.

 

Em suma, com este estudo, fornece-se aos Prestadores de Serviços Externos, todo um conjunto abrangente de informações vitais para o sucesso da sua atividade. Isto é, obtida toda a definição exata dos trabalhos, dos meios necessários, dos tempos e custos estimados, e análise dos principais riscos capazes de comprometer os prazos e custos de um projeto, os Prestadores de Serviços Externos conseguem organizar de forma apropriada todos os seus projetos.

 

Palavras-Chaves: Prestadores de Serviços Externos, Procedimento Operacional Padrão, Atividades, Subatividades e Ações.

 

 

 

Resumo:

bottom of page